segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Lição 05 - A Força do Amor Cristão

A FORÇA DO AMOR CRISTÃO – I Jo. 2.7-11; 3.14-18
Lição 5 – 30/07/2009
Texto Bíblico: Jo. 13.34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AMOR

1. ELE DEVE SER ENQUADRADO NOS TERMOS DIVINOS
Sua prática deve envolver progressividade – I Jo 2.7 Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes
Sua prática deve envolver autenticidade – I Jo 2.8 Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina.
Sua prática deve envolver sinceridade – I Jo 2.9 Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.
2. ELE DEVE SER DESENVOLVIDO NOS TERMOS DIVINOS
É a prova do crescimento espiritual – I Jo 2.10 Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.
É a prova de transformação espiritual – I Jo 2.11 Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos.
É a prova de regeneração espiritual – I Jo 2.14 Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte.
3. ELE DEVE SER VIVENCIADO NOS TERMOS DIVINOS
O amor não consiste em atitudes odiosas – I Jo 3.15 Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele. 16 Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos
O amor não consiste em atitudes egoístas - I Jo 3.17 Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?
O amor não consiste em atitudes hipócritas - I Jo 3.18 Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog